>BISCOITOS DE NATAL E UM FELIZ NATAL PARA TODOS

>

 Amigos e amigas blogueiras (ou não), queria muito visitar o cantinho de vocês e deixar os meus votos de um Feliz Natal, mas estou na casa da sogra e prestes a entrar na cozinha para preparar os doces para a ceia.
Por isso, venho aqui desejar um FELIZ NATAL, repleto de amor, paz, saúde e realizações.
Hoje deixo a receita desses biscoitinhos deliciosos e muito fáceis de fazer.
A receita, é uma mega aula que peguei da Paula do The Cookie Shop
A aula foi dividida em duas partes, a primeira mostrando a receita do biscoito e do glacê, e a segunda mostrando a técnica para decorar os biscoitos com o glacê.

Vanilla-Almond Sugar Cookies
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 xícara de açúcar (eu uso açúcar em que guardei favas de baunilha dentro do pote)
200g de manteiga
1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de essência de amêndoas
Preaqueça o forno a 180°C.
Misture a farinha e o fermento e reserve. Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Junte o ovo e essências e bata para misturar. Aos poucos, junte a farinha e bata em velocidade baixa, até ficar homogêneo.
Abra com rolo numa superfície polvilhada com farinha e corte com cortadores de biscoitos. Coloque em assadeiras forradas com papel manteiga e asse por 10 a 12 minutos. Deixe esfriar um pouquinho na forma e transfira para uma grade para esfriar completamente.
Obs.: Se o dia estiver quente, pode ser que a massa fique um pouco mole e dífícil de trabalhar. Nesse caso, basta embrulhar num plástico filme e deixar na geladeira por 30 a 40 minutos antes de abrir. Essa massa não deve ser amassada demais com as mãos, isso a tornará quebradiça e os biscoitos ficarão duros depois de assados.
Glace real
  • 4 colheres de sopa de pó de merengue (à venda em lojas de confeitaria)peneire antes de usar pois pode conter grãozinhos de açúcar que depois entopem seu bico de confeitar*
  • 1/2 xícara de água, rasa
  • 450g de açúcar impalpável (tb vende em loja de confeitaria)
  • 1/2 colher de chá de glucose branca (opcional) *obs da Paula: eu não uso porque a nossa glucose é muito espessa pode empelotar o glacê*
  • algumas gotinhas de essência transparente (opcional)
Misture o pó de merengue e a água. Bata na batedeira para misturar bem.
Peneire o açúcar de confeiteiro sobre a mistura de merengue e bata em velocidade baixa para misturar (NUNCA pule a parte de peneirar!)
Adicione a glucose e essência se desejar. 
Aumente a velocidade para médio-alta e bata por 5 minutos, até o glacê ficar brilhante e formar picos firmes.
(Você deverá conseguir tirar a pá da batedeira e balançar sem o pico desabar). Não bata demais.
Cubra com plástico encostando na  superfície do glacê ou divida e tinja com corantes em gel.
Esse glacê mais firme é perfeito para fazer a linha externa dos desenhos nos biscoitos, colar partes de casinhas de gingerbread. Use um saco de confeitar com bico fino para escrever e desenhar linhas. Esse glacê pode ser guardado em geladeira, em recipiente com tampa, por até uma semana. Para reutilizar, deixe voltar a temperatura ambiente e misture muito bem com uma espátula.
Para preencher e cobrir superfícies maiores, é preciso diluir um pouco esse glacê com água, aos poucos, até ficar numa consistência de mingau ralo. Essa técnica de preencher e cobrir biscoitos com glacê diluído é chamada de “flooding”

obrigada pelos carinho e comentários no post anterior, 
quando voltar para SJC , visito o cantinho de vocês.

13 opiniões sobre “>BISCOITOS DE NATAL E UM FELIZ NATAL PARA TODOS

  1. >Olá querida, lindos ficaram seus biscoitinhos.Quero te desejar um FELIZ NATAL! e que o ANO NOVO seja de muitas alegrias e receitas gostosas, se Deus quiser estaremos aqui sempre juntas, virtualmente.Abraços nessas crianças fofas.Bjs

  2. >Oie Fabi!!!! Que biscoitos lindos e de decoração mais lindo ainda. Passando tb para desejar um feliz Natal, tudo de bom pra vc e sua familia.Bjs GrandeAndreia Bragahttp://geadocesegostosuras.blogspot.com

  3. >Que lindos biscoitinhos!Tenho uns cortantes desses, natalicios. Mas nunca vi à venda pó de merengue em portugal. Deve ser bem mais fácil desse modo.Continuação de Feliz Natal acompanhado de todas as suas tradições familiares. Muita paz.Beijinhos,Rute

  4. >Oi, Fabi,Os seus biscoitinhos ficaram muito lindos, parabéns!E, aproveito a oportunidade para te desejar um feliz fim de dia de Natal, rsrs e um 2011 cheio de alegrias, para você e a sua família!Um beijo!

Deixe um comentário