>BOLO DE CHOCOLATE DA MARLY E NIVER DA MINHA FILHA

>

Eis o motivo do meu pequeno sumiço…..
Minha filha fez 12 anos, e como todos os anos, sempre faço um bolinho.
Nada de festão, pois minha família inteira está no Japão.
Até que estava aliviada, pois pensei comigo mesma…..
os filhos vão crescendo, e não preciso me preocupar com o “tema” do bolo,
ledo engano!
Filhota cismou que tinha que ser tudo do Justin Bieber, inclusive as cores
que segundo ela, são as preferidas dele.
E apesar dele ser a febre do momento, 
não se acha nada do Justin Bieber nas lojas de artigos para festas.
O jeito foi improvisar, e negociar com a filhota…
Peguei algumas revistas da sua imensa coleção, escolhi algumas fotos do cantor,
colei na cartolina, cortei e depois colei um palito de churrasco da foto.
O bolo já tinha sido escolhido há muito tempo, e como sempre falo,
deixo os bolos elaborados para datas especiais.
Na verdade, fiz duas receitas diferentes de bolos, ambas da Marly
Massa
6 ovos (usei só 5)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo com fermento (se usar farinha sem fermento, acrescente à receita 1 colher de sopa de fermento em pó)
1 xícara de chocolate em pó

200 ml de água
100 ml de óleo

Preparo
Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar e bata até ficar um creme fofo (para um ótimo resultado, bata por pelo menos dez minutos). Ferva a água com o óleo, despeje-os ainda ferventes sobre a mistura e bata rapidamente (bati 5 segundos). Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo mexendo delicadamente com um batedor de mão (fouet). Asse em forma untada e enfarinhada e em forno médio, até que passe no teste do palito.

Recheio
Se for fazer apenas um bolo, use apenas metade dos ingredientes abaixo
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 colher (sopa) de amido de milho (Maizena)
1 lata (300g) de creme de leite
1 barra (200g) de chocolate meio amargo picado ou ralado
200g de nozes picadas em pedaços grandes
Preparo
Numa panela de tamanho médio ponha o leite condensado, a manteiga e o amido (diluído no leite). Misture bem e leve tudo ao fogo, mexendo sempre, até a mistura começar a ferver. Então conte dois minutos e desligue o fogo. Junte o chocolate ralado e espere alguns minutos, para que ele derreta. Mexa bem  e junte o creme de leite, voltando a  misturar bem. Por fim, junte as nozes picadas em pedaços não muito pequenos. Deixe que o doce esfrie e então recheie o bolo com ele.
Calda
(para umedecer a massa)/Se for fazer apenas um bolo, use apenas 60ml de água para molhá-lo
200 ml de água filtrada e fria
Cobertura
Ganache de chocolate meio amargo/se for fazer apenas um bolo, ele ficará coberto com uma camada de chocolate mais espessa :

400g de chocolate meio amargo, de boa qualidade, puro ralado ou picado (não pode ser chocolate fracionado nem hidrogenado)
200g (1 caixinha) de creme de leite

Derreta o chocolate em banho ou no microondas, em potência média, por 35 segundos. Mexa e ponha de novo no microondas, repetindo o procedimento, até que derreta totalmente. Depois disso, sem levar de novo ao microondas, misture o creme de leite ao chocolate derretido, mexendo bem para homogeneizar. Cubra a mistura e leve-a à geladeira por 20 minutos ou até que engrosse. Cubra o bolo com o ganache.

Montagem

Depois de o bolo estar assado e frio, corte-o ao meio, borrife a água na parte de baixo e espalhe o recheio sobre a mesma. Ponha a parte de cima sobre o recheio, ajustando bem as duas partes do bolo. Cubra o bolo com o ganache. Se for fazer os três bolos, não precisa cortá-los pois cada um será uma camada do bolo resultante.

 Massa branca

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho (Maizena)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 ovos médios
1/2 xícara (chá) de óleo culinário
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo
Ponha no liquidificador (nessa ordem): Os ovos, o leite e o óleo e o açúcar e bata rapidamente. Junte a farinha e o amido, aos poucos (ligando e desligando o liquidificador, de vez em quando e, nos intervalos, revolvendo tudo com uma espátula, pois a massa fica pesada, para a potência do liquidificador). Por fim, junte o fermento e bata para misturar. Ponha a massa numa forma untada e enfarinhada (de 30cm de diâmetro) e leve-a a assar em forno médio. Até que passe no teste do palito.

 Também fiz um glacê para confeitar o bolo

Glace real
  • 4 colheres de sopa de pó de merengue (à venda em lojas de confeitaria)peneire antes de usar pois pode conter grãozinhos de açúcar que depois entopem seu bico de confeitar*
  • 1/2 xícara de água, rasa
  • 450g de açúcar impalpável (tb vende em loja de confeitaria)
  • 1/2 colher de chá de glucose branca (opcional) *obs da Paula: eu não uso porque a nossa glucose é muito espessa pode empelotar o glacê*
  • algumas gotinhas de essência transparente (opcional)
Misture o pó de merengue e a água. Bata na batedeira para misturar bem.
Peneire o açúcar de confeiteiro sobre a mistura de merengue e bata em velocidade baixa para misturar (NUNCA pule a parte de peneirar!)
Adicione a glucose e essência se desejar. 
Aumente a velocidade para médio-alta e bata por 5 minutos, até o glacê ficar brilhante e formar picos firmes.
(Você deverá conseguir tirar a pá da batedeira e balançar sem o pico desabar). Não bata demais.
Cubra com plástico encostando na  superfície do glacê ou divida e tinja com corantes em gel.
Esse glacê mais firme é perfeito para fazer a linha externa dos desenhos nos biscoitos, colar partes de casinhas de gingerbread. Use um saco de confeitar com bico fino para escrever e desenhar linhas. Esse glacê pode ser guardado em geladeira, em recipiente com tampa, por até uma semana. Para reutilizar, deixe voltar a temperatura ambiente e misture muito bem com uma espátula.
Volto com as receitas dos docinhos e salgados.
Minha sogra está aqui em casa desde sexta-feira, por isso,
as visitas estão atrasadas.
Mas breve , voltarei para visitar os cantinhos de vocês!
Anúncios

35 opiniões sobre “>BOLO DE CHOCOLATE DA MARLY E NIVER DA MINHA FILHA

  1. >Muitos parabéns Fabiana, já com uma filhota tão crescida, vão passar no futuro por irmãs, isso eu não tenho duvidas!Desejo muitas felicidades, que a vida vos sorria sempre!O bolinho está um primor, bastante elaborado, deveria estar uma delicia. Compriendo a sua aflição em relação ao tema do bolo, os meus filhos já passaram por essas idades…(risos)Um beijinho grande para as duas:)

  2. >Fabiana, Parabéns pra sua filha que ela tenha muitos anos de vida , que Deus esteja sempre ao seu lado.Parabéns à você por ter feito uma festa tão linda, cheia de guloseimas.O bolo ficou lindo!!Beijos, Andréa..

  3. >FabiParabéns pelo bolo e pela decoração. O que nós mães não fazemos por nossos pimpolhos não é mesmo? Parabéns pela linda filha, já sei a quem puxou. Mãe linda, só poderia ter filhos lindos tbém. Muita saúde, paz e que Deus ilumine sempre os passinhos dessa lindoca…bjos boa semana pra vcs.

  4. >Olá, dê meus parabéns a sua filha. A gente tem que comemorar…as crianças crescem muito rápido. E é uma delícia fazer tudo com as nossas próprias mãos, não é mesmo?Beijinhos, Ci.

  5. >Oiee Fabi!! Q festa linda q vc preparou pra sua filha, ela deve ter amado!! Parabéns pelasua criatividade e pelo bolo q esta maravilhoso. Eu tb sou fá dos bolos da Marly, o seu ficou lindo. Parabéns pra filhota, muitos anos de vida pra ela!!!Espero as proximas postagensBjsAndreia Bragahttp://geadocesegostosuras.blosgpot.com

  6. >Fabi, querida,Ploft, caí, rsrs.Deixa eu me levantar antes de fazer o comentário, rsrs.Tô pasma, o seu bolo fico PERFEITO,uma verdadeira perdição. A foto dele cortado parece as de revista, parabéns, aliás, as fotos ficaram todas lindas e a gente sente o carinho que você pôs em tudo que fez, parabéns!E parabéns à gatinha, fã do Bieber, votos de muitas felicidades e saúde para ela. P.S: Eu também estou enroladíssima, por causa das obrigações fora da Internet, por isso tô atrasada quanto às atualizações de muitos blogs, rsrs.Um beijo e bom dia!

  7. >Aaaaaaiii que bolo divino!!!Fabi, somos do Viés Feminino, um blog novo de 4 gurías que não resistem a tentações como esta!! Passa lá pra nos conhecer!www.viesfeminino.blogspot.comSem dúvidas seremos seguidoras assíduas do seu blog!

  8. >Oi queridaParabéns para a tua linda princesa!Na idade dela eu era apaixonada pelo Tom Cruise – na época do "Top Gun", lembra?! Hehehehehe!És uma mãe adorável. Adorei o bolo, delicioso!Um grande abraçoLéia

  9. >Parabéns pra filha e para a mãe também, ficou linda a festa. Aqui em casa a filha está passando férias em Manaus, fazendo 15 anos em estilo zen, preferiu um passeio nas cachoeiras e como ela não come bolo pediu um pudim de leite, fácil né?Agora eu amo bolo, este seu ficou lindo! Tudo de bom, bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s