>POLENTA COM CARNE SECA

>

E seguindo a mesma linha, dos pratos que provei, mas que nunca fiz….
Hoje, trago a carne seca.
Sempre fiquei com receio de comprar aqueles amontoados de carne seca que ficam expostos nos mercados.
E por isso, fui adiando a estréia da carne seca na minha cozinha.
Mas a curiosidade falou mais alto, e eu comprei aqueles embalados á vácuo.
E posso dizer que fiz a melhor coisa, já que essa semana vi a Ana Maria Braga, falando sobre a carne seca, e justamente a que ela comprou veio cheio de larvas no meio.
Eca!
Por isso amigas, vale a dica!
Na hora de comprar, olhem bem por todos os lados da carne.
Agora, vamos a receita…..
Encontrei várias receitas, mas a que mais me chamou a atenção foi uma da Fabi do Figos & Funghis,
mas troquei o pure de mandioca, por uma bela polenta.

Ingredientes:
Para a carne seca:
400g de carne seca
2 cebolas grandes fatiadas
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 colher de chá de manteiga sem sal
1 dente de alho bem picado
3 colheres de sopa de salsa picada
sal à gosto

Modo de Preparo: Corte a carne seca em pedaços e deixe de molho em água de um dia para o outro, trocando a água diversas vezes. No momento do preparo escorra toda a água e coloque os pedaços numa panela de pressão cobertos com água. Leve ao fogo na pressão e deixe cozinhar por 30 minutos após a panela começar a “chiar”. Enquanto isso prepare o purê amassando bem as mandiocas já cozidas e adicionando o leite, a manteiga, o requeijão (ou creme de ricota) e mexa em fogo baixo até engrossar. Aí dose a pimenta e o sal à gosto e desligue. Voltando à carne, deixe sair toda a pressão da panela e escorra. Espere esfriar e desfie a carne retirando todas as gordurinhas. Numa frigideira aqueça o óleo com a manteiga e o alho e refogue a cebola até ficar bem amolecida. Junte a carne seca desfiada e mexa por mais 3 minutos 
apenas. Sirva a carne seca acebolada sobre a polenta.

Polenta

3 xícaras (chá) de água
1 1/2 xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) catupiry ou requeijão
Temperos

Misturo a água, fubá e os temperos até dissolver o fubá.
Levo ao fogo mexendo sempre até cozinhar, desligo e acrescento o catupiry (ou requeijão cremoso).

Para a sobremesa, fiz uma mousse de mamão, que vi aqui
Segui a receita a risca, mas o meu ficou mole, apesar de ter ficado um bom tempo na geladeira.
Mas ficou uma delicia, coloquei uma bola de sorvete para quebrar um pouco o doce da mousse.

Ingredientes:
1 Mamão papaya grande (usei um pesando 1kg)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite c/ soro

Modo de Preparo:

– Bater tudo no liquidificador por 3 minutos, despejar em um recipiente e levar a geladeira por 3 horas (Fica com uma consistência de Pudim)

11 opiniões sobre “>POLENTA COM CARNE SECA

  1. >Ai amiga adoro polenta, mas sou a unica que gosta aqui em casa, preciso fazer qualquer dia pra mim uma mini receita e com essa carne seca deve ter ficado uma loucura de bom…Hummm me deu fome sabe?? hehehe,,bjos

  2. >Adoro carne seca, Fabi, nunca comprei a embalada a vácuo, mas só compro de um açougue, o que eu confio e ainda olho por toda a carne para não me surpreender com o presentinhos que a Ana recebeu.Gente como eu gosto de pratos com carne seca… aff são tudo de bom!Que sobremesa deliciosa… estou com dois mamõezinhos em casa, se não comê-los até mais tarde um pokim, farei esta mousse.Bjo, excelente final de semanaTalita Cristina

  3. >heiii, nós duas na carne seca?!! transmissão de pensamentos. O mousse de mamão eu não faço do seu jeito, apenas bato o mamão, de preferência o papaya com sorvete de creme e finalizo com licor de cassis, fica deliciosobjsssss

  4. >Nunca fiz nada com carne seca, eu gosto, mas os meninos aqui não. Mas polenta eles amam e eu não… mas sempre faço pra eles.E essa mousse, deve ser maravilhosa, ainda não provei mousse de mamão, mas vai para minha listinha à experimentar.Bjos, Lú.

  5. >Olá Fabi, que delícia de polenta, adoroooo!!! Que ótima ideia a sua de trocar o purê de mandioca pela polenta. Menina, eu vi tbm o dia que a Ana Maria falou da carne seca, nossa! que nojo, não é mesmo? Acho que o melhor msm é compra embaladinha.O mousse ficou com um aspecto ótimo e com um sorvetinho por cima… hummmm!Bjsss amiga e ateh mais! =)Si

Deixe um comentário

