>MOUSSE DE CHOCOLATE E DESASTRES NA COZINHA

>

Hoje, vim mostrar os dois lados da moeda….
Primeiro, essa receita deliciosa de mousse de chocolate, feita com claras de ovos, pois é,
 deixei o medo de lado, e fiz um doce com claras crua.
Na verdade, o importante, é comprar ovos de qualidade, e lavar bem a casca antes de usar.
Também fiz as forminhas de chocolate, que já tinha feito aqui.
A receita do mousse peguei do site da Nestle
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 tablete de chocolate meio amargo picado
  •  3 claras
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
Aqueça em banho-maria o Creme de Leite . Junte o Chocolate e mexa até que fique completamente dissolvido. Reserve. Bata as claras em neve firme. Adicione aos poucos o açúcar. Misture levemente ao creme de chocolate. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly ou raspas de chocolate.
Congelamento:
Congele a mousse de Chocolate, colocando-a em taças que resistam ao congelamento. Deixe por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe em geladeira com cerca de 4 horas de antecedência.
Microondas:
Coloque em um recipiente refratário, o Creme de Leite  e leve ao microondas por cerca de 1 minuto em potência alta, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas, junte um tablete de Chocolate picado e volte ao microondas por cerca de 30 segundos em potência alta. Mexa até obter um creme homogêneo. Bata as claras em neve firme. Adicione aos poucos o açúcar. Misture levemente ao creme de chocolate. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly ou raspas de chocolate.

O segundo lado da moeda, não é nada agradável de ver…..só de comer.
Tentei fazer “Quindim”, depois que vi essas delicias no blog da Josy,
Procurei uma receita pequena, com poucas gemas, e encontrei essa aqui.
Fiz metade da receita, segui a risca, mas não sei onde eu errei.
500g de açúcar granulado, especial para caldas, ou refinado branco
350 ml de água filtrada
20g de manteiga sem sal
100g de coco ralado seco
175ml de água quente
16 gemas passadas pela peneira (cerca de 250ml)

Manteiga para untar
açúcar para polvilhar

Ferva o açúcar com a água, até obter uma calda em ponto de fio grosso (103,5ºC). Junte a manteiga e deixe esfriar.
Acrescente o coco previamente hidratado com a água quente e as gemas, misturando bem.
Deixe descansar por 3 horas, no mínimo.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Prepare uma forma para assar os quindins em banho-maria: coloque um pano de algodão no fundo da assadeira. Coloque água para ferver.
Unte muito bem as forminhas com manteiga. Polvilhe açúcar, retirando somente o excesso, sem bater, só chacoalhando.
Divida a massa entre as forminhas preparadas.
Coloque as forminhas na assadeira preparada e coloque-a no forno; com muito cuidado, coloque água quente na assadeira, de forma que a água atinja somente metade da altura dos quindins. Feche a porta do forno e deixe assar por cerca de 40-45 minutos, até começar a dourar. Cuide para que não falte água no banho-maria!
Para forminhas maiores, de cerca de 50ml, o tempo de forno sobe para 50 minutos.
Tire a assadeira do forno e as forminhas do banho-maria; desenforme os quindins morninhos, nem quente, nem frio: com a ajuda de uma faquinha com ponta, destaque as laterais, aonde o coco está grudadinho. Não afunde a faca, é somente 0,1 cm de profundidade – só um cisquinho…. Vire os docinhos em um prato/bandeja e depois, vá acomodando-os nos tapetinhos.

 A frustração só passou, depois que dei a primeira bocada.
Ficou uma delicia, mas queria mesmo que elas ficassem perfeitas, brilhantes e lindas de ver.

Anúncios

30 opiniões sobre “>MOUSSE DE CHOCOLATE E DESASTRES NA COZINHA

  1. >Que delícia Fabi! Os dois…o mousse ficou lindo e o quindim se deu pra comer…ótimo!Essas coisas acontecem sempre comigo também, e na hora dá uma raaaiva rsrsrs…Pior é quando vai direto pro lixohahahaha Não resmungue que vc ainda deu sorte!!beijkas

  2. >Fabi querida que delicia de mousse, ficou simplesmente maravilhosa, nunca fiz com os copinhos de chocolate, tenho a maior vontade, preciso fazer um dia. Agora quanto ao quindim minha amiga, prá te consolar te digo o seguinte: eu ja fiz umas 8 vezes quindins bem antes de ter blog e pelo menos por 6 vezes, deram errado, e vc ainda aproveitou os seus por que ficaram bons de comer, os meus tive que jogar fora de tão ruins que ficaram, e da dor no coração por que vão muitas gemas e não é fácil. Só comecei a acertar mesmo dpois de muito tempo.É assim mesmo amiga, quindim é um doce dificil de se acertar, vc fez tudo direitinho, mas quindim é muito delicado, depende muito de forno, de temperatura, de tempo… é muito fresquinho o quindim porisso faço agora 1 vez por ano, mas se ficou bom, isso que importa Fa…bjocas bom dia pra vc

  3. >hahahahahaFabi sempre tive receio de comer doces feitos com ovos crus, mas passou também…rsAmo quindim, mas nunca fiz.Ah! amiga ficou com a cara ótima.Ainda bem que vc é magrinha. Eu tenho que tomar cuidado, vc viu no desenho da filhota eu mais cheinha???? porque será, hein????beijos, ♥

  4. >Já anotei a receita de mousse. Parece ser maravilhosa. Quanto ao quindim, não se desanime. Às vezes a primeira tentativa não resulta bem, mas da segunda em diante a coisa vai que é uma beleza!

  5. >Oi Fabiana td bem querida!! olha só a intimidade…hihi, adooro seu blog visito todos os dias, por isso a liberdade, rs, menina vc acredita que nunca fiz mousse de chocolate justamente pelo mesmo motivo..ovo, mas essa vou testar com certeza, bjss.

  6. >Contrariedades na cozinha acontecem com frequência, não fique triste Fabi.Olhe, a sua mousse é que é sensacional. Ótima para aproveitar sobras de claras. E pelo aspeto fica no ponto mesmo!Beijinhos,Rute

  7. >Amiga sua mousse é uma tentação, um dia vou tentar fazer aqui com esses copinhos de chocolate.Agora o quindim, falo o mesmo que as amigas…se deu pra comer, sorte sua…as dezenas de vezes que fiz foram direto pro lixo.Agora quando quero comer, compro pronto ou uso aquelas caixinhas da fleischmann, dá super certo, até minha filha faz.Bom dia para você!Bjuss!!!

  8. >Fabi, você tirou as minhas dúvidas, eu tbm não gostava e fazer quindim por causa das gemas e mousse com claras. Mas vendo essas delícias e as dicas com certeza farei, valeu amiga!Um grande beijo, Andréa….

  9. >Muita coincidência. Fiz quindim sábado! Ficou feio mas gostoso rsrs… o seu está bonito, se você visse o que eu fiz kkk.Quindim é um karma em minha vida, às vezes que saíram bonitos ficou ruim, e quando fica bom quebra tudo, ai ai…Vou experimentar essa receita da mousse.BeijoMarcelalalalawww.viesfeminino.blogspot.com

  10. >Olá FabianaVim conhecer o teu cantinho e fiquei encantada, está maravilhoso! estes dois docinhos estão uma delicia, nem sei qual escolher…talvez os dois agora para o lanchinho, eheh!!A minha cozinha está de portas abertas, sempre que a queiras visitar! Um beijinho!Sandrahttp://docuraseespeciarias.blogspot.com

  11. >AS mousse está um espectáculo, mas olha que o quindim, também.Eu comeria as duas.Deixa lá ás vezes as coisas não saiem bem, o importante é que o sabor seja bom.Bjs

  12. >Obrigada Fabi!fizemos a receita do biscoito dobrada pq o povo aqui come muito… hahahahamas foi até bom ter rendido muito, que assim deu para presentear algumas mães queridas ;)Sempre faço mousse de chocolate, já testei umas 300 receitas, gosto mais das que não usam ovo, essa sua eu nunca fiz (mais uma que será testada) ficou linda assim no copinho de chocolate! quanto aos quindins, que bom que deu pra comer já foi meio caminho andado… rs Nunca fiz em casa, sempre que tenho vontade de comer, compro no mercado, assim como menos… hahahabeijos

  13. >Fabi queridaA mousse ficou um arraso, que delícia de receita. Bom e o quindim, quando acontecer isso de novo (espero que não) muda o nome da receita para "Doce de ovos com Coco". Pronto, resolvido, o importante é estar gostoso!beijocas

  14. >oi amiga erro..que nada pareceu que tava uma delicia …amiga vc nem imagina quando erro em uma receita viu…amiga preciso de um help seu sabe quando vc coloca na postagem a receita Aqui em vermelho??? preciso aprender a fazer isso ..vc pode me ajudar amiga fazer um pap para mim e mandar no meu -email??? estou precisndo urgente mesmose vc puder me ajudar agradecerei de todo coraçãomeu e-mail pessoal é sadhiahage@hotmail.comum grande beijos amiga e desde já agradeço

  15. >OI Fabi,eu gosto muito de quindim, mas nunca fiz, porque eu acho meio complicado rsGostei da mousse na forminha de chocolate, deve ter ficado deliciosa!!!BeijinhosIvani

  16. >gostei muito da dica da mousse deve ser mesmo muito boa o resto olha deita para traz das costas o importante é que tentas-tes fazer o resto nao faz mal pois na cozinha nem sempre corre como queremos ficaram lindos na mesma beijinhos

  17. >hahahaha… Fabi, eu vou te confessar uma coisa, tenho algum problema com quindim, amiga! Faço cada coisa muito mais difícil e chega na hora fica feio também, tudo bem, que dá para comer, mas não sei o que acontece…kkk…..agora essa mousse amiga, é a mesma receita que façoem casa, e olha nunca ninguém se contaminou com salmonela, de alguma forma amiga, isso também virou uma certa nóia, tem horas que canso dessas neuras sabe? Nossos pais e avós nunca morreram dessas coisas e todo mundo comia ovo até cru, meu filho come até hoje, nem liga pra isso!Obrigada pela visitinha viu amiga!Beijos doces!P.S.: Esqueci, vim aqui pegar sua receita de cookies de chocolate pro meu filho…hehehe…

  18. >Oi, Fabi,Huumm, tanta coisa boa saindo juntas desta cozinha, rsrs. Tanto a mousse como o quindim me atiçaram as papilas, rsrs. Olha, este terror aos ovos crus que a gente vê web afora é coisa recente, rsrs. Quando criança eu via muita gente comer ovo cru de tudo quanto é jeito, rsrs. O cuidado que a gente tem de ter é com a procedência dos ovos e também tem de lavar a casca, como você disse. Quanto ao quindim, lá no blog Ora, Pitangas (da Angela) tem uma receitinha de quindão (que pode virar quindim, claro, rsrs), que eu ainda tenciono fazer, pois leva poucos ovos.Um beijo!

  19. >Que delícia a mousse! Eu também tinha medo de usar as claras, mas agora também faço como vc, lavo bem os ovos antes de usar e nunca tive nenhum problema.Eu nunca fiz quindim, também não sou muito chegada, pois todos que eu provei achei doce demais, não sei se é característica do próprio doce…Mas que bom que ficou gostoso, é uma pena quando fazemos algo que tem que ir para o lixo, fico triste quando acontece… mas acontece.Bjos, Lú.

  20. >Hummm que mousse deliciosa! Fabi, quanto ao quindim, independente de ficar belo, o trocim vai ser sempre delicioso, né?! Ô docim bão! Gosto muito!Ah, um processador em casa faz uma big falta, mesmo, que bom que ganhou um… é uma mão na roda pra tudo!Tem um selinho pra ti no blog.Bjo,Talita Cristina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s