BROCOLIS ASSADO COM PARMESAO

IMG_0512

Essa receita me lembra muito a que eu sempre faço da Akemi do Pecado da gula.

Com alguns ingredientes e detalhes a mais, essa receita é da Rita Lobo do Panelinha

Ingredientes

1 maço de brócolis japonês
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de sal
4 dentes de alho
2 folhas de louro
8 folhas de sálvia
1 limão
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/4 de xícara (chá) de azeite
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

2. Sobre uma tábua, corte o brócolis em floretes pequenos o suficiente para caber na boca em uma garfada. Corte a parte mais grossa do talo de cada buquê. (Você pode reservar esses talos para preparar uma sopa ou cortar em rodelinhas para assar com os floretes). Lave os floretes em água corrente.

3. Numa tigela com água, sal e vinagre, deixe os floretes submersos por 20 minutos. Além de higienizar o brócolis, essa solução mantém a cor dos floretes e realça seu sabor.

4. Enquanto isso, descasque o alho e corte em fatias grossas. Se você não é muito fã do sabor ardido e forte do alho, não descasque nem corte os dentes (mas não esqueça de lavar e secar cada um!). No final o resultado será um alho cremoso, de sabor mais delicado.

5. Lave e seque as ervas e o limão. Esses ingredientes vão dar um toque aromático, especial ao prato. Com uma faquinha ou descascador de legumes, corte uma fatia bem fina da pele do limão. Não deixe nenhum pouquinho daquela parte branca. Ela vai deixar um sabor amargo no sortudo que ficou com a bocada do florete que tiver a casquinha de limão! Reserve.

6. Escorra bem o brócolis e transfira para um refratário. Adicione os dentes de alho, as ervas e a fatia de limão, e regue com azeite. Dê uma misturadela com as pontas dos dedos para integrar bem os ingredientes e deixar homogêneo.

7. Regue com mais azeite e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por 20 minutos. (Essa receita nem precisa de sal porque o queijo e a solução já são salgados e garantem o sabor do brócolis.) Sirva a seguir.

IMG_0510 IMG_0509

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s