DELICIAS DA MAMAE: BOLAS DE CARNE E NHOQUE RECHEADO BOLINHA

IMG_2679

Almoço na casa da minha mae e o cardapio: Bolas de carne do Mais Voce e Nhoque recheado bolinha da Luzinete Veiga(Peguei no blog da Priscila)

ingredientes

  • 100 g de tomate picado
  • 50 g de cebola picada
  • 50 g de pimentão verde picado
  • 50 g de cheiro verde picado
  • 3 colheres (sopa) de vinagre
  • 1 colher (sopa) de alho amassado
  • 3 colheres (sopa) de molho shoyo
  • 1 colher (sobremesa) de colorau
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 kg de carne moída

modo de preparo

1) Numa tigela coloque 100 g de tomate picado, 50 g de cebola picada, 50 g de pimentão verde picado, 50 g de cheiro verde picado, 3 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de alho amassado, 3 colheres (sopa) de molho shoyo, 1 colher (sobremesa) de colorau, 1 kg de carne moída, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem com as mãos.2) Pegue pequenas porções de massa de carne e faça bolas (com +/- 120 g cada). Frite as bolas de carne numa frigideira com um pouco de óleo em fogo médio até dourar. Retire e sirva em seguida.

IMG_2678 IMG_2677

Abaixo os  detalhes e dicas  da Priscila 
Massa Básica – Nhoque de Batata Cozido
Receita da Luzinete Veiga

 
Outros Ingredientes
  • 1 peça de 600g de mussarela em cubos
  • 1 receita de molho de tomate caseiro – preparado do seu gosto
  • parmesão em peça – filetado manualmente – para servir
  • 1 – Para o Nhoque bolinha eu começei diferente da Coxinha de Nhoque: Cozinhe as 3 batatas cruas com casca só na água (nada de sal) por 10 minutos na panela de pressão. Retire da pressão, escorra e esprema com a casca espremedor. Não precisa tirar a casca da batata cozida, o proprio espremedor separa casca da batata cozida.
  • 2 – Nhoque de Batata Cozido – Panela correta é uma boa teflonada grandona 4,5 litros (panela de pressão ou caldeirão), que esta receita faz casca no fundo… Coloque 1 litro de liquidos (caldo do cozimento + leite), o purê de batata, a manteiga, o parmesão e 2 tabletes de caldo de galinha. Leve para ferver em fogo alto.
  • 3 – Por ser massa de leite, o leite começa a crescer e subir como na leiteira. Começou a subir, jogue 3 xícaras de farinha de trigo de 1 vez só. Com rapidez, cozinhe a maçaroca pesada até homogenizar e secar no fundo da panela, seca como se fosse brigadeiro.
    Crosta – A Luzinete avisou, que isso que acontece. – Assisti o programa ao vivo na tv, assisti o video na internet antes de testar a receita. Sabia da tal crosta, tomei o cuidado de baixar o fogo e trocar para a boca menor, para dar tempo de cozinhar e secar direito. Usando uma teflonada boa + todo esse cuidado ainda nasceu um Cascão. – O tempo de ficar no fogo é rápido. Soltou do fundo da panela, você verá que tem esse crosta (casca já empregninada), dá para continuar + um pouquinho, ela não pode queimar, se queimar, passa o gosto para massa de Nhoque Cozido inteira. Tem que desligar o fogo imediatamente e finalizar.

     

    4 – Passe a massa cozida para granito untado de óleo. Com espatula sove, esticando abrindo, até ela amornar, o que deixa ela levinha macia.

     

    Massa sovada, cubra com o pano de prato passado a ferro para criar casca.
     
    5 – Modele bolinhas e recheie com cubos de bom tamanho de mussarela. A idéia aqui não é fazer nhoque pequenino, a ideia aqui é comer bem recheado… 
    6 – Modelado pronto acomode direto no louça de forno escolhida. Como dessa vez tem um pouco + de farinha de trigo, as bolinhas são empilhaveis e não deformam com facilidade
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s