SOPA DE CHIBURU (ABÓBORA D´AGUA)

IMG_4664めんそーれー (OKINAWA)

YOKOSO

Hoje, trago a receita de uma sopinha deliciosa, especialmente para a minha amiga

Mitie de Gunma.

Ela foi feita pela minha mãe.

Chiburu, significa “cabeça” em japones, mas só na provincia de Okinawa.

Algumas palavras de Okinawa, são diferentes do japones usado em outras regiões.

No Brasil, chamavamos a abóbora d`agua de Chiburu.

 

Para fazer essa sopa, minha mãe cozinha o ponto da costela,

a parte do nervo, 3 vezes em uma panela com agua,

e vai descartando essa agua.

Na quarta vez, ela cozinha novamente na pressão,

o tempo minha mãe não lembra, ela dise que abre a panela e

verifica a parte do nervo, ele tem que estar mole.

Ela acrescenta misso, e geralmente não precisa de sal.

O Caldo vai ganhar um sabor forte e delicioso.

Por fim, ela acrescenta pedaços de abóbora d`agua(トウガン) e

deixa cozinhar mais um pouco.

Jogue um pouco de cebolinha por cima e está pronto.

IMG_4660 IMG_4659IMG_4676 IMG_4651

2 opiniões sobre “SOPA DE CHIBURU (ABÓBORA D´AGUA)

  1. Oi Fabiana essa sopa é familiar para mim também minha sogra faz mas ela me falou que se chamava chibui e vejo que ela aprendeu errado é chiburu vou falar p ela quando a encontrar da proxima vez, eu adoro esta sopa aliás sopa é comigo mesmo!!! ABRAÇOS!

    • Ola Mayumi
      É um jeito meio estranho de chamar uma sopa, mas quando pega, não tem jeito…rs…
      Me lembro quando era pequena, que sempre ouvia essa palavra, e a minha mãe explicou que a abobora dagua parece com um cabeção, daí veio o nome.
      Adoro quando uma receita vem acompanhada de uma historia, dá uma saudade….
      bjs

Deixe um comentário

